ESCOLHAS E CARREIRA

Construir uma carreira é tarefa que exige dedicação, atenção e cuidado.  Desde o principio, fazendo a opção pelo curso técnico, pelo curso superior, ou pelo primeiro emprego, fazemos escolhas que vão determinar, em parte, o futuro de nossa carreira. Ter consciência de que essas escolhas provocam resultados é fundamental para assumir a responsabilidade sobre nossas ações e deixar de lado o papel de vítima das circunstâncias.

Quanto antes entendermos que tudo é simplesmente resultado de nossas escolhas, e que elas são um movimento de liberdade pessoal que vai determinar o caminho que a vida vai tomar, mais cedo podemos assumir o controle e a responsabilidade sobre nossa vida e especificamente sobre nossa carreira.

Existe a alternativa – Deixa a vida me levar – que não deixa de ser uma estratégia, contudo ela incentiva a postura de vítima, de culpar as circunstâncias, as pessoas e o acaso pelo que não sai do jeito que gostaríamos. Se quisermos ser os condutores de nossa carreira devemos nos tornar conscientes das escolhas que fazemos.

A escolha é um processo mental de pensamento envolvendo julgamento de múltiplas opções e seleção de uma delas para a ação. Fazer escolhas implica em renunciar a alguns desejos para viabilizar outros.

A questão é como fazer boas escolhas, como minimizar as perdas e aumentar os ganhos e com isso construir uma carreira que nos dê prazer e da qual tenhamos orgulho?

Algumas estratégias para fazer escolhas mais conscientes e acertadas são:

  • Definir seus objetivos de longo prazo, assim sempre que tiver que escolher pode verificar se esse caminho estará fazendo você se aproximar ou afastar desses objetivos;
  • Pensar nos impactos que determinada opção de escolha terá a curto, médio e longo prazo;
  • Verificar se determinada opção de escolha está de acordo com seus valores;
  • Não fazer escolhas impulsivas;
  • Não se basear exclusivamente na intuição, fundamente-se em fatos e analise os prós e contras;
  • Amplie as possibilidades, levantando varias opções de escolha, para depois escolher a de maior potencial;
  • Pergunte-se se fizer essa escolha sua vida ficará melhor;
  • Não decida sob forte emoção. Espere um momento onde a razão esteja no domínio.
  • Avalie qual o impacto que determinada opção de escolha poderá ter nas pessoas que são importantes para você.

Cuidando do seu processo de escolha você estará direcionando sua carreira por caminhos que lhe trarão maior satisfação e terá o privilégio de elaborar um currículo profissional do qual se orgulhe e sobre o qual não tenha nada do que se envergonhar.

 Experimente as dicas sobre como fazer boas escolhas na próxima oportunidade que tiver, sei que não vai demorar muito, pois a partir da hora em que acordamos pela manhã, já começamos a fazer escolhas… Deixe seu comentário e ou opinião sobre este post, eu vou adorar!

 Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s